apresentação

 

A Lampejo – Revista eletrônica de filosofia (ISSN 2238-5274) é um periódico acadêmico semestral que provê acesso livre e irrestrito, por via online, a uma série de textos, imagens e volumes completos. Editada por um grupo de pesquisadores de filosofia cearenses, o Apoena – Grupo de Estudos Schopenhauer Nietzsche, a Lampejo foi lançada em 2012, no contexto da terceira edição do Encontro Nietzsche-Schopenhauer, evento cultural que vem sendo organizado pelo mesmo grupo desde 2009.

Tendo em vista promover a independência de pensamento e a liberdade de expressão, nem o grupo nem a revista estão vinculados a nenhuma agência de fomento à pesquisa, instituição de ensino, associação científica ou empresa privada. O objetivo da Lampejo é fortalecer da pesquisa em filosofia, ciências humanas, ciências sociais aplicadas, artes e áreas afins, incentivando a publicação de trabalhos de autores situados fora dos eixos da produção científica e intelectual, sobretudo, quando radicados ou provenientes da região Nordeste. A revista é sediada em Fortaleza, Ceará, Brasil.

A Lampejo é hoje reconhecida como referência para a pesquisa em humanidades. A revista procura aplicar as diretrizes definidas pelas principais associações de técnico-científicas e indexadores brasileiros e internacionais de maneira crítica, isto é, adequando-as às condições de escassez de capital cultural experimentadas numa latitude onde a produção de conhecimento tem de enfrentar maiores dificuldades que nos grandes centros. Contribuir para a reversão desse quadro é o escopo desta revista.


Corpo editorial

O corpo editorial da revista Lampejo é formado, de um lado, por uma comissão editorial composta pelos integrantes do Apoena e, de outro, por um conselho editorial constituído por professores e pesquisadores externos, notórios em suas áreas de atuação, que participam do processo de revisão dos trabalhos, juntamente com outros pareceristas convidados.


Missão

Contribuir para o desenvolvimento e a difusão da produção, da crítica e da experimentação do pensamento, do conhecimento e da cultura de uma e em uma região periférica de um país da periferia do mundo contemporâneo. (Cremos que o novo só pode vir de fora do eixo).


Foco

Publicar trabalhos inéditos resultantes de estudos, pesquisas ou experiências, nas diferentes áreas da filosofia, das humanidades e das artes. (Por “trabalhos”, entendemos: artigos, ensaios, textos literários, ensaios fotográficos, dossiês, resenhas, traduções, entrevistas, resumos de teses e dissertações etc.).


Política de acesso livre

A revista Lampejo provê acesso livre e irrestrito por via online a todo seu conteúdo, disponibilizando textos completos formato em PDF. A Lampejo não cobra por nenhuma espécie de cadastro ou assinatura, sendo todos os seus números distribuídos gratuitamente. Também não há nenhuma espécie de taxa de submissão, processamento, edição, publicação ou arquivamento de trabalhos. Todos os usuários têm o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou criar links aos textos e imagens publicados.


Arquivamento

Todos os trabalhos recebidos e publicados são arquivados nos bancos de dados online e offline e nas contas de redes sociais de propriedade da revista Lampejo e do Apoena, criados para esse fim específico. Os volumes completos encontram-se arquivados nas seguintes plataformas de publicação digital e são mantidos com acesso livre:


Indexadores

  • Diadorim – Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras
  • ERIH – European Reference Index for the Humanities
  • EZB – Elektronische Zeitschriftenbibliothek
  • Latindex – Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
  • LivRe – Revistas de livre acesso
  • Sumários.org – Sumários de Revistas Brasileiras


Números

No total, desde 2012, a revista Lampejo publicou 9 números, além de 1 número especial. No ano passado, foram publicados 33 trabalhos originais, divididos em 2 edições.


Estatísticas


Lampejo – Revista eletrônica de filosofia
Apoena – Grupo de Estudos Schopenhauer Nietzsche

Rua Guilherme Moreira, 370-A
CEP: 60040-490
Fortaleza, Ceará, Brasil

revistalampejo.apoenafilosofia.org
revista.lampejo@apoenafilosofia.org.br
apoenafilosofia.org
apoena@apoenafilosofia.org