normas para publicação


Diretrizes para autores

Autores que tenham interesse em publicar seus trabalhos na Lampejo – Revista eletrônica de filosofia (ISSN 2238-5274) podem enviá-los para:

Todos os trabalhos devem ser salvos, sem qualquer indicação de autoria, em um dos seguintes formatos DOC, DOCX, RTF ou ODT e enviados como anexo de um e-mail. No corpo da mensagem, devem constar os seguintes dos dados dos autores: nome completo, titulação, vínculo profissional ou acadêmico e e-mail para contato.

Os artigos devem ser antecedidos por um breve resumo em português e por um outro resumo, escrito em qualquer dos outros idiomas mencionados. Abaixo de cada resumo, devem ser indicadas palavras-chave (de três a cinco). O tema deve ser relevante para a área de desenvolvimento do trabalho enviado. Os objetivos devem ser expostos com clareza e as considerações finais devem ser coerentes com os propósitos estabelecidos. A bibliografia deve ser atualizada e representativa do estado em que se encontram as pesquisas na área do trabalho. O artigo deve ser inédito, não podendo haver sido publicado anteriormente nem em suporte impresso, nem em suporte digital, que seja portador de ISSN ou ISBN. Os autores devem seguir todas as orientações contidas nas normas da ABNT em vigor à época do envio do trabalho, adaptadas a textos filosóficos e de ciências humanas.

A revista recebe contribuições em fluxo contínuo e tem periodicidade semestral (com eventuais dossiês). O tempo médio estimado entre o envio e a publicação é de 180 dias, sendo o autor comunicado do resultado dos pareceres até o fechamento da edição.


Especificações técnicas

  • A Lampejo publica: artigos, ensaios, textos literários, ensaios fotográficos, resenhas, traduções e entrevistas.
  • Os artigos não podem ultrapassar 90.000 caracteres com espaços.
  • As resenhas deverão tratar de publicação recente e ter, no máximo, 30.000 caracteres com espaços.
  • As traduções devem ser acompanhadas pela cópia do texto na língua original, com a respectiva referência bibliográfica.
  • Os ensaios fotográficos devem ser acompanhados por um texto acerca das fotos.
  • Os ensaios, textos literários e entrevistas, elaborados por autores convidados, integrarão dossiês separados, com especificações técnicas próprias.
  • Publica-se textos em português, inglês, francês, alemão, espanhol e italiano.


Citações e referências

As citações curtas devem aparecer entre aspas duplas no corpo do texto; as citações longas, em parágrafo destacado, com recuo maior, fonte em tamanho menor e sem aspas. As referências à bibliografia utilizada devem ser feitas preferencialmente em notas de rodapé, numeradas com algarismos arábicos. (Não utilizar termos como idemibidem e op. cit.). As referências devem ser completas e sucedidas pelo número da(s) página(s) que contém a passagem citada, conforme o exemplo abaixo:

  • NIETZSCHE, Friedrich. Also sprach Zarathustra. Ein Buch für Alle und Keinen. Berlin/New York: Walter de Gruyter, 1988, pp. 16-17.

As referências completas dos textos consultados devem estar listadas, em ordem alfabética pelo sobrenome do autor, no final do artigo, de acordo com os modelos a seguir:

  • Livros: AUTOR. Título. edição. Local: Editora, ano.
  • Artigos: AUTOR. Título do artigo. Periódico. Local, volume, número, ano, páginas.
  • Capítulos: AUTOR. Título do capítulo. In: AUTOR. Título. edição. Local: Editora, ano, páginas.
  • Teses: AUTOR. Título. Ano. Tese (Doutorado em Área). Universidade, Local.
  • Periódicos eletrônicos: AUTOR. Título do artigo. Periódico. Local, volume, número, ano, páginas. Disponível em: <http//endereco.do.periodico>. Acesso em: data.


Política de direitos autorais

Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo simultaneamente permitido o compartilhamento do trabalho, desde que seja reconhecida a autoria do mesmo.
  • Os autores têm o direito de reutilizar o material publicado, no todo ou em parte, podendo assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.


Plágio

A apresentação de imitação ou cópia de obra intelectual ou artística de terceiros como se fosse de autoria própria é considerada plágio. Trabalhos que contenham plágio não são aceitos. Caso o plágio seja detectado após a publicação do trabalho, este será imediatamente removido.

Diretrizes para pareceristas

A revista Lampejo adota o sistema de dupla revisão por pares às cegas (double-blind peer review). De início, os trabalhos são distribuídos pelo organizador da edição entre os membros da comissão editorial, que fazem um exame preliminar de caráter formal. Em seguida, os trabalhos pré-aprovados são encaminhados a dois pareceristas externos, integrantes do conselho editorial da revista ou especialistas reconhecidos, que atuam como revisores convidados. A fim de garantir a transparência de todo o processo, a avaliação é realizada de maneira anônima, permanecendo tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores em sigilo até a publicação.


Política de privacidade

Todos os dados informados a esta revista serão utilizados exclusivamente para fins editoriais e de publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.